Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

MICHAEL PETRY NA TRIENAL DE ARQUITETURA DO ALENTEJO COM INSTALAÇÃO DE CORTIÇA

1 Outubro 2014

O Palácio dos Duques de Cadaval, em Évora, acolheu a obra do artista Michael Petry, intitulada "Libations", no âmbito da Trienal de Arquitetura do Alentejo, que decoreu em Évora, entre 1 de outubro e 23 de novembro. Uma mostra inspirada na tradição vinícola alentejana, que trabalha o simbolismo dos objetos mais típicos da região em estrita ligação com os heróis da mitologia grega.

 

A Amorim Cork Insulation associou-se a este projecto, viabilizando assim a instalação que evoca Eros, o deus grego do amor, que consiste num mural de aglomerado de cortiça expandida delimitado pelo disparo de 54 flechas, que simbolizam um ato de vida ou de morte.

 

A intenção do autor foi proporcionar ao visitante uma experiência sensorial através de uma flecha a perfurar a carne (cortiça), encenando assim o papel do cupido à luz da mitologia clássica. A utilização de aglomerado de cortiça expandida proporciona uma vivência sonora e olfativa única, evidenciando-se por esta via algumas das vantagens sensoriais de utilização do material. Segundo Michael Petry: " Foi uma experiência fantástica testemunhar as flechas a perfurar a cortiça e o cheiro tão característico do material a inundar o espaço."

 

Michael Petry é um artista, autor e diretor do Museu de Arte Contemporânea de Londres, MOCA