Isolamento térmico e acústico, suavidade ao toque e durabilidade justificam a selecção do aglomerado expandido de cortiça MDfachada da Amorim Cork Insulation, uma Unidade de Negócios da CORTICEIRA AMORIM.
A Villa Extramuros é um refúgio alentejano, situado em plena vila de Arraiolos, cuja construção se caracteriza pelo emprego de poucos materiais e pela simplicidade formal, onde a cortiça assume um lugar de destaque, em conjunto com outros elementos também característicos do Alentejo, como a pedra mármore e as paredes brancas.
O conceito da arquitectura deste espaço singular gira em torno de uma casa de campo intimista, de linhas assumidamente contemporâneas, que colheu inspiração de vários elementos alentejanos: num "castro" romano, na histórica arquitectura conventual e nas características das aldeias e dos montes típicos do Sul de Portugal.
Segundo Jordi Fornells, arquitecto responsável pelo projecto Villa Extramuros, a aplicação do aglomerado expandido de cortiça MDfachada, da Amorim Cork Insulation, "significa a chegada a um novo patamar dentro dos produtos de revestimento de fachadas. Dada a sua origem natural enquadra-se nos padrões de sustentabilidade actuais, ao mesmo tempo que se enraíza na tradição cultural e construtiva mediterrânica."
A cortiça foi seleccionada por se encaixar na perfeição no conceito do edifício e foi aplicada num total de 250m2, quer nos espaços exteriores, como também nos interiores. A escolha desta matéria-prima é fundamentada por Jordi Fornells pelo desempenho técnico que assegura: "Assumindo-se como grande isolante térmico, possui, também, notórias características sensoriais: o tacto aveludado e o intenso perfume conferem aos espaços interiores mais-valias que aumentam pelo forte poder de absorção acústica. É um produto excelente que junta os processos industrializados na área da cortiça a um acabamento agradável e moderno. A nobreza do seu envelhecimento e durabilidade no exterior confirmam que estamos perante um material único."